Adestramento e Educação Canina

c-m-coolidge-82531_640
Cães e sua vida Social

Afinal, o que é uma coisa ? o que é outra ?

Pessoal, este dias estive “passeando” pelo Facebook e deparei-me com um debate:

O que é Adestramento ?

Bem … os colegas desenvolveram uma série de teses, respostas, explicações, e, após quase mais de 30 postagens, chegamos a um ponto em que travávamos uma batalha para ver quem era o vencedor; enfim, ninguém definiu nada.

Entretanto, faço questão de compartilhar com vocês, telespectadores, minha opinião sobre o assunto: O que é Adestramento e o que é Educação Canina.

Adestramento, segundo o Google (há alguns anos atrás, eu teria recorrido ao Dicionário) é: endireitar, amestrar, instruir, ensinar, tornar capaz, desenvolver habilidades e fazer obedecer. Em outras palavras, por meio da disciplina e do treino, endireitar.

Se aplicarmos a definição acima a exemplos práticos, o adestramento pode ser um trabalho de guarda e proteção, obediência básica, Show Dog, Faro, etc. Em outras palavras, a execução de um serviço, movimento ou tarefa mediante um estímulo específico (um comando verbal ou um gesto, por exemplo)

O que falar sobre a Educação Canina ?

Antes de qualquer coisa, devemos entender alguns conceitos. Considere que um cão em seu ambiente, tem hábitos e comportamentos. Um hábito é algo que se repete; um cão vê o portão aberto, corre para fora, urina no mesmo poste, faz o mesmo caminho, passa pelos mesmos quarteirões, e ao final do passeio, volta para casa. Em outras palavras, este cão tem um hábito.

Comportamento, por sua vez, é a reação decorrente de um estímulo.

No exemplo acima, o cão vê o portão aberto e fica ansioso; o portão aberto foi o estímulo e o comportamento foi de ansiedade. Mais exemplos ? O que acontece quando um cão ouve um rojão sendo estourado ? Qual é o Estímulo ? Qual é o Comportamento ? Enfim.

O que cabe acrescentar com relação a Comportamento é que, em um cão, pode haver Desvios de Comportamento. Os cães, por exemplo, naturalmente têm seus níveis de agressividade; isso pode variar para mais ou para menos dependendo da raça, mas o fato é que a agressividade tem um objetivo em cada um destes seres vivos, da proteção do território à autodefesa, etc.

Todavia, pode haver desvios com relação a agressividade (e inclusive o medo e outros sentimentos), ou seja, uma amplitude exagerada ou abaixo do normal diante de algum estímulo. Um cão pode, por exemplo, diante de qualquer pessoa, apresentar um medo ou uma agressividade excessiva, sem que a mesma represente ou enseje alguma ameaça; em outras palavras, um uso desviado da real finalidade daquela reação apresentada.

Portanto, dentre hábitos e comportamentos, temos os Maus Hábitos e Desvios de Comportamento. Um cão excessivamente agressivo apresenta um desvio de comportamento e um cão que defeca e urina na sala da casa de seus tutores tem um mau hábito (o famoso xixi fora do lugar). Um cão com desvios de comportamento, ou sem desvios, pode ter maus ou bons hábitos; um cão com maus hábitos ou bons hábitos, pode ter desvios, ou não, de comportamento.

Uma coisa independe da outra; o mau hábito é fruto do ambiente e seus estímulos, e o desvio de comportamento pode ser congênito ou causado, também, pelo ambiente e seus estímulos.

Mas e aí ? o que a Educação Canina tem a ver com isso tudo ?

dogs-1121839_640
Cachorro Sobre-estimulado

A Educação Canina, tem como finalidade, principalmente, desenvolver nos tutores, as habilidades, consciência e hábitos que permitam moldar de modo produtivo e planejado bons hábitos e bons comportamentos no cão, de modo que ele tenha um bom convívio com os integrantes de seu ambiente. O Adestramento de obediência, por exemplo, servirá como uma ferramenta de auxílio à educação canina; através de comandos de obediência básica, tem se controle sobre comportamentos e hábitos do cão que está sendo trabalhado.

Portanto, eis, conforme minha opinião, podendo haver quem discorde ou pense diferente, a diferenciação entre Adestramento e Educação Canina

Espero que tenham gostado da leitura e ponho me a disposição para debatermos mais a respeito !

LIDERE A MATILHA !

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: