Adestramento de Filhotes

Cá estamos ! 2019 chegou, e assim, muitos planos, metas sonhos, desejos e tudo aquilo que acompanha a euforia peculiar no começo de ano. Creio que dentre os planos, por vezes, há quem considere a possibilidade de adquirir um cão, um novo membro do lar.

Que coisa linda, não é mesmo ?

Já se programou com relação a que raça obterá ? Quais despesas terá ? Eventuais mudanças que impactem a vida de seu cão ? Lembre-se, um cão vive em média 15 anos (tudo isso depende do porte da raça, alimentação, frequência das atividades físicas, fatores genéticos, etc.

Mas o fato é que, de certo, modo, são 15 anos com um ser vivo que necessitará de sua atenção e cuidados. Em outras palavras, despesas e mais despesas. Leve em conta: Alimento, Saúde, Equipamentos, eventuais consultas veterinárias, acidentes, danos materiais, processos cíveis (indenizações por dano material) ou até mesmo, processos criminais por lesão corporal (em caso de cães soltos, agressivos e perigosos por descuido ou irresponsabilidade do tutor)

Não estou sendo pessimista; o fato é que, trabalhando há mais de 8 anos com cães e tutores, tive a oportunidade de conhecer pessoas excelentes e animais maravilhosos, ao passo que, também, pude ver todo tipo de absurdo ou indecência no que tange Convívio entre pessoas e cães.

Para ser mais objetivo, quero apenas afirmar, nesta postagem, que ter um cão em casa não é um mar de rosas. Aliás, quero contribuir com a formação de opinião de meu público alvo, influenciando de modo positivo, a melhorar a postura que se tem com relação a animais de estimação.

Invista na qualidade de vida de sua família e seu cão
Invista na qualidade de vida de sua família e seu cão

Em outras palavras, incentivar, com a tomada de determinadas práticas e hábitos que podem facilitar sua vida com seu Cão ,e também ,dar lhe melhor qualidade de vida.

Por exemplo:

Antes de obter um cão, avalie sua situação familiar, profissional e financeira nos próximos 5, 10 e 15 anos. Como ter um cão em meio a este contexto pode impactar os cenários acima.

A raça que pretende obter, está de acordo com seu padrão ou perfil familiar ? Já testemunhei situações complicadas, tais como, uma senhorita que levou para seu apartamento de 48m² um Pitbull (Tá SERTO !!!)

Você pretende dar a seu futuro cão condições de vida que cumpram requisitos mínimos de qualidade e saúde física e psicológica ? Por exemplo, passeios, interações, exercícios, adestramento, etc ? Ser não, evite adquirir um cão, provavelmente o mesmo será transformado em objeto (poderá ser vítima de maus tratos e abandono dentro do próprio lar, mesmo que alimentado e abrigado)

Por fim, terá você um equilíbrio emocional e um coração forte para não Humanizar seu cão e respeitar sua natureza de descendente do LOBO, dotado de impulsos, necessidades e características diferentes das humanas ? Se não, acredite, terá sérios problemas comportamentais e disciplinares; não acredita ? fique a vontade para testar e pedir socorro para algum adestrador 🙂

Enfim, para resumir, ter um cão em casa é prazeroso e uma excelente experiência; todavia, requer alguns cuidados: Planejamento a Curto, Médio e Longo Prazo, adequação a escolha da raça às suas condições ambientais e sociais, e, mudanças de hábitos em favor do adestramento e treinamento canino, visando qualidade na vida e relacionamento de ambos.

Ajudei com clareza neste conteúdo ? se eu puder ajudar com algo mais, estou a disposição !

Aproveite para Ver nosso vídeo sobre Adestramento Canino – Introdução – Filhote de Husky Siberiano

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: