Só se dá valor àquilo que não se tem !

Por quê que os cães desenvolvem maus hábitos e desvios de comportamento ?

Já ouviram esta frase em algum lugar, correto ?

Pois é, mas o problema é que poucas pessoas (entenda-se donos de cães) sabem por este dito popular em prática; vejamos.

O Contexto é Cães desobedientes que não somente fazem o que bem entendem, ou não respeitam seus donos, como também, assumem comportamentos complicados e destrutivos em seus lares.

Como resolver isso ?

É bem simples. Você tem filhos ? Conhece alguém que tem filhos ? Veja o que acontece se as crianças são criadas sem limites tendo livre acesso e liberdades ao que querem durante sua vida, principalmente durante a infância; qual seria o resultado ? Sim, crianças mimadas e mal criadas !

Portanto, tome este mesmo exemplo e aplique o à educação de seus cães !!!

A partir do momento que seu cão vive em sua casa sem limites, regras ou repreensões diante de maus comportamentos, você estará criando uma “sementinha do mal” a qual trará dificuldades eventualmente quando quiser exigir alguma resposta ou respeito dele.

Digo o termo acima no bom sentido, adoro cães e os quero bem, mas o fato é que, sua omissão e condescendência com os maus hábitos de seu cão pode trazer prejuízos ao convívio e riscos à sua família.

Porei neste texto algumas considerações importantes para que de uma vez por todas pare de humanizar seu cão e passe a tratá-lo com a disciplina devida, sem contudo, abdicar-lhe o carinho e respeito que se espere dos tutores.

Cão Mimado
Cão Mimado

COMPRE AQUI O LIVRO DE CESAR MILAN QUE LI PARA APRENDER SOBRE COMPORTAMENTO CANINO !

  1. Cães são descendentes dos lobos e seu conceito de vida social é baseada em hierarquia; ou seja, alguém manda e outros obedecem; um toma e outros cedem; algum se aproxima e outros se afastam. Em outras palavras, você, dono e líder da matilha deve definir limites locais de circulação, deter recursos e, sempre, tomar as iniciativas do passeio, comida e brincadeiras !
  2. Só se dá valor àquilo que não se tem; ou seja, dê lhe comida em abundância e incondicionalmente, tendo em troca, um cão que não reconhece sua importância e relevância no lar. Por outro lado, ao concentrar os recursos consigo mesmo (você) e servindo-o a seu cão fazendo o trabalhar para você, a situação muda; seu animal de estimação passará a associar a alimentação a você e virá a procurá-lo com mais frequência estando mais disposto a obedecê-lo ! Seu “funcionário” passará a trabalhar com eficiência para receber o salário.
  3. Exercite seu cão de modo que seus instintos sejam trabalhados e seu comportamento mantenha-se saudável. Na prática, não deixe a comida a vontade no comedouro, espalhe-a pela casa forçando o a farejar para se alimentar. Determine um local para que ele possa dormir e descansar, sozinho ou com outros cães, de modo que simule uma caverna ou um local de repouso para a matilha; conviver dentro de casa é bom e fortalece o vínculo com os tutores, todavia, permitir momentos de afastamento e convívio com seus semelhantes é um bom exercício de impulso e hábitos sociais caninos.

Enfim, aqui em cima, citei alguns exemplos do que se pode fazer e do que se deve evitar.

Em outras palavras não humanize seu cão, não trate-o como uma criança ou um filhinho e ponha limites e regras no que se refere a circulação, alimentação, passeios e brincadeiras.

Respeitar a natureza de seu animal de estimação e exercitar-lhe os impulsos e hábitos naturais e sociais é a melhor maneira de preservar sua identidade animal fazendo com que se comporte de modo saudável, respeitoso e agradável com seus donos e visitantes.

 

Veja abaixo, em nosso Canal do Youtube, um vídeo explicando e solucionando um caso de Agressividade Possessiva (fruto de ausência de limites)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: