O Cão é reflexo de seu Dono

O cão é reflexo de seu dono. Digo isso com muita tranquilidade, não somente pelo tempo com o qual trabalho com cães, mas também, por aquilo que observo nas famílias; seja em matéria de crianças ou animais de estimação.

Minha esposa é professora de ensino infantil e com ela, aprendi coisas importantes, tais como, o fato de que crianças são observadoras. Na prática as crianças sempre observam seus pais e as pessoas a volta.

Portanto, do mesmo modo pode-se dizer que os cães, nossos animais de estimação, pelo tempo que convivem conosco, o tempo todo nos observam e dessa maneira aprendem por observação e assimilam nossos comportamentos.

Tal afirmação encontra Amparo na tese desenvolvida pelo estudioso Albert Bandura que dentre os vários estudos que desenvolveu exemplificou a comunidade científica e a seus leitores o fato de que um ser pode aprender através da observação ;em outras palavras, a tese da psicologia social.

Deste modo na qualidade de adestrador de cães, digo aos caros leitores que se hoje seu animal de estimação, em especial seu cão apresenta problemas, comportamentais é porque, dentre outros possíveis fatores, ao longo do tempo, sem o dono perceber, simplesmente observou, internalizou processou, e praticou os comportamentos da própria família da qual faz parte.

Por mais que haja razões de ordem biológica para que um animal tenha um determinado comportamento, a maior parte daquilo que se atribui como comportamento animal é originário daquilo que o ambiente lhe proporcionou como fonte de aprendizado. Em outras palavras, este tempo todo, o seu cão veio lhe observando e simplesmente imitando suas manias, seus reflexos suas reações, trazendo como resultado o comportamento que tem atualmente.

Reforçando a tese, pode-se dizer que 40% de um comportamento animal tem origem biológica os outros 60% tem origem ambiental. Portanto, a afirmação que deixo aos nossos leitores é que ocupem-se menos culpando a raça, criador, ou até mesmo, os pais do cão que você tem em casa e passe a assumir com mais consciência e certeza a responsabilidade que você tutor tem e teve esse tempo todo na formação do caráter de seu cão.

Passe a observar com mais frequência , seu ambiente e suas ações; saiba que o tempo todo seu cão o observa e deste modo passe a gerenciar com clareza suas ações, suas escolhas suas atitudes de modo que os impactos passem a ser mais positivos, e deste modo, os trabalhos de adestramento e modelagem comportamental passem a trazer melhores resultados para seu convívio com seus animais de estimação e seus membros familiares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: